A Laparoscopia é uma cirurgia feita através da inserção de uma câmera pela cavidade peritoneal, no abdômen. É uma cirurgia minimamente invasiva pois oferece melhores condições de recuperação e chances menores de sangramento e de infecção, uma vez que não há necessidade de corte.
Esta técnica garante uma maior precisão, o que permite que o cirurgião realize ações mais delicadas para controle e preservação de estruturas que não identificaria na cirurgia aberta.
Todas as cirurgias no domínio da urologia são atualmente viáveis por Laparoscopia, e com melhor qualidade. Trata-se, entretanto, de uma técnica cirúrgica difícil, muito exigente, e, por isso, houve nos últimos anos a introdução de um equipamento robótico que facilita enormemente o procedimento.
A parceria entre a FELUMA / Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e o Hospital Vila da Serra possibilitou a implantação do primeiro sistema de cirurgia robótica de Minas Gerais, no qual cirurgias urológicas como a Laparoscopia robótica são coordenadas e preceptoradas pelo Dr. Rodrigo Quintela.